holy moments of a waking life

04 abril 2006

Ignorance is a blessing


É impressionante como a Internet e os recursos de interação que dispomos por meio dela (chats, blogs, orkuts, MSNs, etc.) potencializam as “neuras” humanas. Ou melhor, é preciso fazer duas correções na frase anterior. Primeiro: tal fato não é impressionante anymore. Já foi até, mas hoje isso não me impressiona mais, principalmente por trabalhar e viver nesse meio. Segundo, a Internet e seus recursos de interação não potencializam só as “neuras”, mas sensações mais amenas e agradáveis também, como aproximar familiares e amigos distantes, fazer novos amigos e até mesmo amores. No entanto, vou me dedicar às “neuras” e afins, pra poder chegar na frase que entitula esse post e que um professor de literatura do tempo de faculdade falou quando dissertava sobre o que aconteceria conosco – até então “leitores ingênuos” – após desenvolvermos a habilidade de análise literária. Ainda que a frase tenha sido dita em ambiente acadêmico, ela serve pra toda e qualquer área da vida, penso eu.

É óbvio que é legal encontrarmos e mantermos contato com pessoas de quem gostamos. Confesso que também é bom dar “aquela espiadinha” (será que tenho que pagar à Globo pra usar essa expressão “bigbrotheriana”?) na vida dos outros. Creio que essa curiosidade e bisbilhotice é algo tipicamente humano e inevitável. No entanto, ferramentas como Orkut, blogs e MSN dão espaço pro exagero, pro fuxico na vida alheia e pras suas conseqüentes ações (que, infelizmente, não ficam no virtual). Pior de tudo, muitas vezes as “diligências online” não encontram fatos concretos, apenas indícios ou “combustível” pra imaginação preencher as lacunas. Tristemente, tais lacunas são preenchidas na maioria dos casos com coisas ruins, mal-interpretadas e/ou inexistentes. Além disso, tem a exposição pessoal em comunidades do tipo Orkut, onde podemos colocar toda sorte de informações pessoais, chegando até mesmo a telefone e endereço residencial. No entanto, é freqüente a instauração da celeuma quando a omissão de certas informações é lida como “falcatruagem”. Não sou ingênuo ao ponto de ignorar essa possibilidade, mas não deixo de ver a possibilidade de ser apenas zelo, ou então, uma demo do sentimento “ninguém-tem-nada-a-ver-com-a-minha-vida”. Particularmente, há tempos não coloco se estou “committed”, “single” ou “married”. Ninguém tem nada a ver com isso, a não ser eu e – hoje – a Lu. E é triste ver que muitas pessoas vêem o fato de não haver informações desse tipo lá como falta do fato em si. Peraí! A falta da informação lá não quer dizer que falte o relacionamento, o amor, o respeito. Ao contrário, já vi casos em que o “relationship status” é declarado mas tudo não passa de uma farsa. E aí? O que dizer? O que fazer? Pra mim, a saída é não procurar “chifre em cabeça de cavalo”, nem dar ouvidos aos que pensam o contrário, mesmo que o eqüino possa aparecer como um boi ao final do período.

Bueno, não estou condenando as ferramentas, afinal, se o fizesse estaria dando tiro no próprio pé e arriscando perder meu ganha-pão. Essa questão da “procura de informações com vistas ao controle” é anterior a isso. Saindo do campo pessoal e dando uma escorregada no profissional, na própria EaD há a discussão sobre a “informação para controle” e a “informação para conhecimento”, com a segunda opção ganhando cada vez mais força – graças ao bom Deus (?). No entanto, reforço o que disse em outro post – é preciso que se reflita no uso que se faz delas, pois, no final, as ferramentas podem ficar, mas os relacionamentos de amizade e amor não. Tais relações são (ou pelo menos deveriam ser) sustentadas e alimentadas com sentimentos e ações mais nobres e concretas. Nesse sentido, ligando o uso dos recursos com as relações humanas, na minha opinião, ignorance is a blessing. E acho que a figura do post ilustra bem como as relações humanas poderiam ser mais “divertidas”, sejam elas entre amigos, namorados ou algo que o valha. Como talvez fique pequeno pra ler, a frase diz: "it is amazing how much easier it is for a team to work together when no one has any idea where they're going".

As coisas acontecem – sejam ruins ou boas – independentemente do controle e vigilância que tentamos ter sobre elas. Daqui a pouco eu volto.

19 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito bonitinha a foto das escovas de dentes juntas no Orkut...
Com certeza ela diz muito mais do que o “relationship status”... Beijo!

abril 04, 2006 2:03 PM  
Blogger Rafael said...

Oi meNina!

Pois é, ficou legal mesmo, ainda que a interpretação fique sob responsabilidade do observador... [:P]

Beijo! Valeu pelo comentário! [:D]

abril 04, 2006 2:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

Clap! Clap! Clap!... "ducaralho" tche. Muito bom. Não só pelo fato de concordar contigo, mas pelo fato de ter sido muito bem escrito.:-)

Abraço.

abril 05, 2006 11:06 AM  
Anonymous Anônimo said...

Mto. interessante o post!
Falando do orkut....da famosa "espidiadinha"...

Até mesmo pq no meu caso consta como "namorando" (pq estou) e no da minha namorada nada consta. Isto jamais foi motivo de discussão entre nós. Estamos no orkut pq nossa intenção é rever amigos, parentes e talvez novas amizades. Surpreendentemente esta semana entro no orkut de um amigo distante (faz tempo q não falamos, por isso - hoje - o considero distante) e havia uma declaração dele se dizendo não "solteiro", cheguei a rir... e eu e a minha namorada lendo aquilo pensamos e chegamos a seguinte conclusão-dúvida: "a falta de privacidade esta dentro da casa deste amigo, na vida entendida como "real"...no orkut... ou em nós que fuxicamos o orkut do amigo atrás de informações...para enfim denominarmos a vida dos outros, por chifre em cabeça de cavalo)? hehehehehe

PS.: pq os ignorantes persistem em viver?

Um abraço
fã incondicional

abril 05, 2006 11:14 AM  
Blogger Rafael said...

Valeu pelo comentário "confete"!!! Hehehe...
Abração!!!

abril 05, 2006 11:16 AM  
Blogger Rafael said...

Para o "anônimo fã incondicional"...

Primeiro: putz, quem tu és??? Fiquei tri curioso!!! [:P]

Segundo: valeu pela visita (que pelo que entendi, é freqüente!) e pelo comentário. Fiquei "matutando" sobre a tua "conclusão-dúvida"... Hehehe... Será que alguém tá a fim de desenvolver mais essa questão? [;)]

Terceiro: não sei responder ao teu "PS". Na verdade, não sei se a categoria "ignorante" é fechada hermeticamente, tampouco se tem conotação negativa/pejorativa. No caso específico desse post, penso que é uma coisa boa. Além e em função desse duplo sentido, me vejo às vezes sob esse rótulo também.

Bueno, esse post parece ter rendido algum papo... gostei!!!

Abraços ao "fã anônimo"!!!

abril 05, 2006 11:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Rafa,

Parabéns pelo teu post!!!! Perfeito... tem muito do que eu penso a respeito.

abril 05, 2006 3:56 PM  
Blogger Rafael said...

Valeu, Ane! Volte sempre!

Beijo!

abril 05, 2006 4:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Comentário...

"Esse amigo deve estar namorando aquelas malas que acham que ele só ama se colocar status de "namorando" no orkut!"

"E tu é outro que é fofoqueiro e intruso, que escreveu isto para detonar com as pessoas!"

Deveria ser proibida a tua "escrita"!!!!!

PLAC,PLAC, PLAC...pra mim!!!

PS.: Sou a namorada do "fã incondicional"!!!

+ PS.: Antes que fales algo sobre o "anônimo" enquanto tiveres este blog vais aprender a receber criticas de anônimos ou não?...vais aprender a lidar com este ego ou não? Até qdo. vai o estrelismo? Falso intelectual!!!!

abril 06, 2006 4:50 PM  
Blogger Rafael said...

Ish!!! Saiu até faísca!!!

Mas enfim, como sempre gosto de responder os comentários deixados, com esse não vai ser diferente, principalmente porque tem ligação direta e estreita com o tema do post - ignorance is a blessing.

Primeiro: "agradeço" as palavras "gentis". Sobre os adjetivos, talvez eu seja mesmo, na mesma extensão que você, "anônima". Inclusive, se você entendeu o post, deve ter percebido que era sobre isso mesmo que falava - sobre as "espiadinhas" que damos na vida dos outros e suas conseqüências. Quanto a detonar com as pessoas, há uma inverdade na sua afirmação. Não detonei ninguém. O texto fala de comportamentos gerais e comuns a várias pessoas. Não há em nenhum momento referência explícita ou implícita a alguém. Nem poderia haver, pois o post não foi "inspirado" em uma, mas em várias pessoas, inclusive o dono do blog.

Segundo: em relação à proibição da minha "escrita", sinto muito. A censura acabaou há algum tempo.

Terceiro: não entendi o porquê das palmas pra ti... é pela palhaçada?

Quarto: a identificação "sou a namorada do 'fã incondicional'" não ajudou muito. Embora eu seja provido de alguma inteligência, o dom da vidência eu (ainda) não tenho. [:P]

Quinto: sobre receber críticas, não tenho problemas com isso. Só gostaria de saber de quem elas vêm! Assim como "dou minha cara à tapa" aqui, sendo autor de meus posts, penso que as pessoas - principalmente aquelas que se sentem ofendidas e/ou me ofendem aqui - poderiam/deveria se identificar. Claro que aí pode ficar chato dizer quem é e encher com grosserias um espaço como esse, mas tenho certeza que assim a troca de idéias seria mais produtiva pra todos.

Sexto: sobre a ser "estrela", não me considero uma, absolutamente. Mas fico feliz que você me considere!!! Se quiser um autógrafo...

Sétimo: se ser "falso intelectual" é o mesmo que ser "não-intelectual", sou mesmo. Você acertou.

Bueno, brincadeiras à parte, gostaria de pedir encarecidamente que não usassem esse espaço pra comentários grosseiros. Embora seja legal receber idéias das pessoas e o blog seja de acesso público e irrestrito, nem eu nem aqueles que eventualmente lêem esse troço merecem ler textos assim. Se alguém se sentir ofendido ou algo do gênero (o que tento evitar ao máximo), identifique-se e responderei com cordialidade e educação. A identificação é importante pra sabermos quem é o interlocutor, além de ser uma atitude nobre e corajosa da parte que nos ataca. Fazer ceninhas como esse comentário anterior é como atacar um cego. Caso não queira identificar-se, por favor, não entre mais no blog. Ninguém tem a obrigação de vir aqui e ler o que escrevo. Não pago salário pra ter leitores. Aliás, nem imaginava ter leitores além dos meus amigos, ainda que soubesse que isso poderia acontecer. Como disse no primeiro post desse blog, o objetivo dele é externar meus pensamentos, preservando a mim e principalmente os outros. Se sua imaginação tem vontade própria, evite a leitura - e não só do blog.

Outro detalhe importante: eu só posso me responsabilizar pela autoria dos posts. Assim como amigos vêm e deixam suas opiniões, elogios, críticas, etc., veio um aqui e me "encheu de osso". Enquanto os "ataques" forem a mim e "suportáveis", os comentários ficam. Se eles se tornarem freqüentes ou mais "pesados", serão apagados. Afinal, o blog é meu.

Se nada desse texto adiantou, sorry... o problema dos "anônimos revoltosos" deve ser outro.

Abraços e beijos... e desculpas aos leitores pelo conteúdo desse comentário.

abril 06, 2006 6:23 PM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

abril 07, 2006 9:24 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

abril 07, 2006 9:28 AM  
Blogger Rafael said...

Dois comentários anônimos foram apagados.

abril 07, 2006 10:18 AM  
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

abril 07, 2006 10:46 AM  
Blogger Rafael said...

Mais um comentário anônimo apagado.

abril 07, 2006 11:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

que bagaceirice isto aqui! gente vamos nos respeitar e respeitar o dono do Blog!. Escrevemos o que queremos desde que seja educamente e gentil, tipo o Rafael!!!

Um beijo, rafa

abril 07, 2006 3:35 PM  
Blogger Rafael said...

Obrigado!

abril 07, 2006 3:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

acho que esse texto é exatamente tudo o que penso a respeito da "vida virtual", digamos assim. já parei com orkut e fotolog por um tempo. sabe, comentários anônimos e pessoas que ficam mexendo na vida dos outros..
mas, felizmente, vi que (felizmente) consigo não ser tão transparente por esses meios.
e estou fazendo um blog, pode ser que lá eu me deixe conhecer mais. hehehe.
abraço!

abril 08, 2006 1:42 AM  
Blogger Rafael said...

Pois é, Carol, acho que é assim mesmo. O que me questiono é se esse movimento "tecno-sociológico" tem volta... ou se deve ter volta. Claro que optamos por ter ou não perfil no Orkut, blogs, etc., mas tem elementos da tecnologia que expandem nossos contatos involuntariamente e, conseqüentemente, diminuem nossa privacidade. A questão que alimentou esse blog - ainda que de forma não explícita - é o quanto estamos preparados pra lidar com essa inserção de elementos e o que eles acarretam.

Bueno, quando teu blog estiver online, avisa!

Abração!

abril 09, 2006 1:40 AM  

Postar um comentário

<< Home