Blog e (ou "é") literatura (?)
Não costumo postar aqui textos que não são meus, mas esse me chamou a atenção quando o vi no site do Terra. Tem a ver com alguns aspectos dos últimos posts, a questão da tecnologia e das mudanças sociais, etc. Mas então, a notícia do Terra tem o título "Blog de iraquiana concorre a prêmio literário" e fala do espaço virtual de uma iraquiana que concorre a um prêmio literário da BBC, diputando com outras obras - em papel. Segue abaixo a notícia na íntegra:
O blog "Baghdad Burning" ("Bagdá em Chamas"), elaborado por uma jovem iraquiana anônima, que descreve na Internet o impacto da guerra na vida cotidiana da população, foi selecionado nesta segunda-feira como finalista de um importante prêmio literário concedido pela BBC.
O júri do prêmio Samuel Johnson escolheu "Baghdad Burning" - escrito desde 2003 por uma jovem que utiliza o pseudônimo de Riverbend - como um dos 19 finalistas do prêmio de não ficção concedido pela BBC.
Esta é a primeira vez que um blog - um diário escrito na Internet - figura como candidato a um prêmio literário.
A quantia oferecida ao vencedor do prêmio - 30.000 libras (US$ 52 mil , 44.000 euros) - é a mais elevada para uma obra de não ficção.
"Sou mulher, iraquiana e tenho 24 anos. Sobrevivi à guerra. Isso é tudo o que devem saber. É a única coisa que importa hoje em dia", escreveu Riverbend ao lançar o seu blog (www.riverbendblog.blogspot.com).
Em um texto escrito por ela há alguns dias, por ocasião do terceiro aniversário da invasão por Estados Unidos e Grã-Bretanha do Iraque, a jovem narra o seu medo e raiva durante esses "três anos de ocupação e matanças" em Bagdá.
A jovem descreve em seu diário como a situação piora a cada dia em seu país e lança um apelo pela retirada das tropas americanas do Iraque.
"Estamos todos fartos", escreve a jovem, que lembra como muçulmanos xiitas e sunitas viviam antes em paz, e agora estas comunidades estão divididas por uma crescente violência sectária.
O diário online competirá com obras de autores renomados, como "Untold Stories", de Alan Bennet, The cold war, de John Lewis Gaddis, e "1599: a year in the life of William Shakespeare", de James Shapiro.
O prêmio será anunciado no próximo dia 14 de junho.
Vale a visita ao blog. Dei uma olhada rápida e destaco os "Oscar nominees" dela.
By the way, o finde foi ótimo. [:P] Daqui a pouco eu volto.
3 Comments:
É praticamente o "Diário de Anne Frank" dos tempos modernos...
O triste é constatar que ainda hoje precisamos relatar as mesmas atrocidades que ocorriam naquela época... Só mudou o meio de comunicação, a estupidez continua a mesma...
O findi tava tri!
No próximo: Elo Perdido!!!
Beeeeijo!
Da minha casa eu acesso o teu blog e o blog de uma iraquiana com mais ou menos a minha idade onde leio sobre uma realidade absurdamente diferente da minha. Na semana passada teve o caso da menina que se safou, mas em São Paulo já aconteceram dois seqüestros por informações tiradas do orkut. Ao mesmo tempo em que o abuso infantil, por exemplo, foi facilitado pelo uso dos chats, muitos pedófilos foram encontrados e presos através da mesma ferramenta. A Internet não é boa nem ruim. Acho que antes disso ela é imprevisível pela capacidade que tem de aproximar as pessoas!
Nos falamos!
Beijos,
Vanessa
Pô, Vanessa! Valeu pela visita! Apareça sempre.
Sobre a tua opinião em relação à Internet, não poderia concordar mais - há tempos o maniqueísmo não explica muita coisa. Com a WWW não seria diferente.
A questão é ligada - a meu ver - com o uso que fazemos dela. E esse uso é tipica e humanamente - como disseste - imprevisível.
Falamos!
Beijos!
Postar um comentário
<< Home