holy moments of a waking life

23 março 2006

Internet, assalto e rock and roll

Bom, mas ontem fui jogar squash, pela segunda vez nessa semana. Embora tenha sido muito bom de novo, não vou falar aqui do jogo, mas sim de algo que surgiu dele. Cheguei na academia uns 15 minutos antes das 21h, horário marcado pra partida. Decidi então ficar batendo bola, treinando umas paralelas que precisam melhorar. Pra não ficar chato, me pluguei no mp3, recheado com Arctic Monkeys e Foo Fighters. Tchê, coisa bem boa dar raquetadas com essa trilha sonora!!! Bah, foi legal e recomendo (Ae Nego, faz do teu iPod um item pro squash!).

Bueno, mas eram umas 21h05 quando chegou o Rodrigo, parceirão de jogo. Eu já tava com a primeira camiseta encharcada, assim fiquei conversando com ele enquanto ele aquecia. Disse que estava ouvindo Arctic Monkeys – uma grande indicação feita por ele, algo que até já fiz referência em outro texto aqui – e ele me contou a história dos caras. É daí que surge esse post.

Arctic Monkeys é uma banda de indie rock, formada por uma gurizada de uns 20 anos, saída de Sheffield, Inglaterra. Os caras têm recebido destaque pelo trabalho, com letras espirituosas e música “interessante". So what? Há várias bandas com esse histórico. No entanto, o que torna Arctic Monkeys - no mínimo - uma banda curiosa, é o fato de a banda ter quebrado o recorde britânico em vendas mais rápidas de um álbum de estréia: 363.735 cópias numa única semana. Sabem por quê? Porque a banda já tinha uma legião de fãs, construída por meio de divulgação na porta de shows, em demos largadas em algumas rádios e – principalmente – pela divulgação e liberação de suas músicas no seu site. Assim, quando um selo percebeu a força comercial dos caras e resolveu gravá-los oficialmente, não precisava nenhum esforço gigante de marketing pra lançar uma banda nova, pois a banda não era nova há tempos (apenas o era para o mercado fonográfico!)!!! Quem quiser saber mais sobre a banda, além do site, eles aparecem na Wikipedia e nessa página da Folha.

Hoje de manhã, ligo o PC e tava lá uma notícia no Terra: Jovem evita assalto com ajuda da Internet em SP. Resumidamente, a guria de 13 anos conseguiu avisar uma amiga (imagino eu, via MSN) que sua casa estava sendo invadida. Logo a casa estava cercada e o assalto evitado.

Tá, mas what the f*** tem Arctic Monkeys a ver com o assalto???

Ainda que pra muitos (principalmente pra quem acessa blogs) não seja mais novidade a mudança que a Internet e todas as coisas ligadas a ela impõem na gente, acho que vale esse meu "pseudo-espanto". Sempre defendi que essa mudança era inevitável, ainda que fosse necessário olhá-la com uma vista bem crítica e atenta, algo do tipo “conhece bem teu inimigo, já que é inevitável viver com ele” (em tempo: não acho que a Internet ou qualquer ferramenta tecnológica seja minha inimiga, mas sim quem porventura faça uso escuso delas). Mas ilustrando, como disse o Rodrigo ontem, HOJE não é preciso que uma gravadora faça uma “aposta” numa banda. Basta a gravadora observar a aceitação da banda em uma comunidade virtual, por exemplo. Ilustro o caso com uma banda local, a Balzacs. Vi um show deles outro dia no Zelig, e ontem tinha um post do Eurico sobre a banda, indicando o site dos caras, de onde pode-se tirar uns mp3s pra experimentar. Resultado: acessei o site, baixei as músicas, ontem já falei pro Rodrigo e pro Ricardinho, e sabe-se lá onde essa propaganda boca-boca vai parar. Mas sabemos onde começou – World Wide Web.

Enfim, queiramos ou não, esse troço de Internet está enraizado na nossa vida. Pode nos atrapalhar às vezes (e realmente atrapalha), mas também tem suas beneces. Sua filha pode passar muito tempo no MSN namorando ou falando com as amigas, mas ela ainda pode salvar sua vida. Além disso, você pode “cornetear”, por exemplo, o amigo que tem blog. Mas é bom lembrar que daqui um tempo ele e esse meio de interação online poderá determinar o que você está ouvindo. E gostando.

Nas fotos do post, Arctic Monkeys e Balzacs. Daqui a pouco eu volto.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Foo Fighters e Arctic Monkeys: bom demais!!!
Showzinho do Balzacs tb. Precisamos assistir em outro lugar que não seja o Zelig (muuuuuito apertado pra mostrar o q eles têm a oferecer...).
Por fim, MSN também é de "utilidade pública"... Hahaha

Beijo e até o próximo!

março 27, 2006 9:32 AM  
Blogger Rafael said...

Hehehe... é vero!

Bjo!

março 27, 2006 10:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Isso é o que andam chamando de marketing viral, que mencionei lá no blog. É além do spam, e eu acho bem interessante, talvez faça meu TCC na pós sobre isso... ou não.
Gisele

abril 03, 2006 3:39 PM  
Blogger Rafael said...

Legal, Gi! Não conhecia o termo... :P
Valeu pelo comentário! Bjos!!!

abril 03, 2006 3:49 PM  

Postar um comentário

<< Home