holy moments of a waking life

10 março 2006

Vi e comento

Post rápido, só pra cumprir a promessa que fiz no anterior, a de falar sobre Capote ou Crash - disse que eu escolheria um dos dois pra ver ontem. Pois bem, vi Capote e vou comentá-lo. "De brinde", aproveito pra falar de outros dois que vi em DVD nessa semana.

Capote é legal. Filme lento e arrastado, características que poderiam ser depreciativas de saída, mas o ritmo me pareceu dar bem a noção do que foi para Truman Capote escrever In Cold Blood. Conhecia um pouco da história do escritor, mas quase nada sobre seu livro principal. Nem sabia que ele tinha escrito "Bonequinha de luxo", clássico do cinema nos anos 50 (?). Embora não tenha visto as performances dos demais candidatos ao Oscar de melhor ator, o trabalho de Phillip Seymour Hoffman impressiona. Ele está muito parecido com Truman e a mudança de voz é espantosa. Como eu já sabia que ele tinha mudado de voz, fiquei "perseguindo" cada fala pra pescar um deslize e não encontrei. Achei que o personagem pudesse ter ficado meio caricaturizado, mas não ficou. O cara mandou bem. Me parece que, se outros atores não mereciam perder o Oscar, ele pelo menos mereceu ganhar.

Bueno, mas como a indústria cinematográfica americana tem suas "bombas", aqui está uma da qual a gente deveria ter escapado - Envy (A Inveja Mata). Comédia com Ben Stiller e Jack Black, foi escolhida pra ser aquele programa de besteirol-based-laughs. Já vi alguns filmes com os dois atores e, se lhes faltava profundidade, nunca faltou diversão despreocupada (vide Starsky & Hutch, Zoolander, High Fidelity). Em Envy, não se ri nem de nervoso. Quem deve rir são os atores... da cara de quem assiste. Achei na Internet duas notícias sobre o filme, que se eu tivesse lido antes, teria me poupado a locação:

"A Columbia Pictures decidiu tirar A Inveja Mata de seu programa de lançamentos nos cinemas brasileiros (...)"

"A Inveja Mata teve suas filmagens encerradas 2 anos antes de seu lançamento nos Estados Unidos. Os produtores chegaram a cogitar a possibilidade de lançamento diretamente em vídeo, devido à má recepção que o filme teve nas exibições de teste. Foi apenas após o sucesso de Escola de Rock, estrelado por Jack Black, que ficou definido o lançamento do filme nos cinemas."

Quem deve estar envergonhada é Rachel Weisz (Oscar 2006 de melhor atriz coadjuvante por Jardineiro Fiel) por estar no elenco. Fazer o quê.

O último comentário é sobre De battre mon coeur s'est arrêté (De Tanto Bater, Meu Coração Parou). Era pra ter sido visto na quarta, mas a decepção com Envy foi grande e ele acabou ficando pra ontem, depois de Capote. Como todo filme francês que assisto, achei estranho. Eu tinha visto o trailer há tempos e fiquei curioso. HOJE me dei conta que gostei do filme! Isso geralmente acontece pra mim com os filmes franceses... levo um tempo pra digeri-los. O ritmo do filme é marcante, parece que o coração da gente vai parar mesmo, tamanha a velocidade que o diretor imprimiu na narrativa e no personagem principal. Como a maioria dos filmes europeus, não posso falar que é bom ou ruim - esse maniqueísmo cabe bem aos americanos. Eu gostei, mas entendo se alguém achá-lo péssimo!

Bom, resultado da maratona de filmes: 2 a 1 pros "bons". Vou comer, daqui a pouco eu volto.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Fala Rafaeldo, mas tu tá com tempo pra ver filmes!!! Valeu pelas dicas :-) abraço

março 14, 2006 11:17 PM  

Postar um comentário

<< Home