O polegar
Se vocês tão achando que vou falar daquele detonado que tinha uma banda teen nos anos 80, ou ainda da história infantil "O Pequeno Polegar", estão enganados. Vou falar do polegar original - o dedo.
Caso não saibam, o polegar, conforme a Wikipédia:
"É formado por 3 ossos:
* Primeiro metacarpal, que articula com o grande multiangular ou trapézio do carpo;
* Falange proximal; e
* Falange distal.
O polegar pode realizar uma rotação de 90º, ficando perpendicular à “palma” da mão, enquanto que os outros dedos conseguem apenas um ângulo de 45º (aproximadamente). Estes movimentos são da responsabilidade de 8 músculos, cujos nomes em latim são:
* opponens pollicis
* abductor pollicis brevis
* flexor pollicis brevis
* adductor pollicis
* flexor pollicis longus
* abductor pollicis longus
* extensor pollicis brevis
* extensor pollicis longus
Os quatro primeiros são músculos intrínsecos da mão e os 3 primeiros formam a eminência tenar, enquanto que os restantes têm origem no antebraço. Os tendões do extensor pollicis longus e do extensor pollicis brevis formam a “caixinha do rapé” (que, nos tempos em que se aspirava rapé, servia efectivamente para ali colocar uma porção e levá-la ao nariz), onde se pode palpar a artéria radial e os ossos escafóide e trapézio".
Agora, o mais importante:
"O polegar é o dedo (ou quirodactilo) mais importante dos hominídeos – é completamente oponível aos outros dedos, o que significou uma aquisição evolutiva que permitiu a estes animais a utilização de instrumentos, com os quais podem mais facilmente defender-se e modificar o meio ambiente para melhor sobreviverem (Edgar Morin, no seu "O Paradigma Perdido")".
Bueno, o negócio é que arranjei uma tendinite. Não uma tendinite chinelona, mas a "tendinite de Quervain" (so what?), num daqueles tendões que formam a tal "caixinha do rapé". Me puseram uma tala que vai da palma da mão até quase o cotovelo, com a qual tenho que ficar por uma semana... suuuuuuuper confortável. Além de quase não conseguir digitar, não posso aspirar rapé e sinto ter descido alguns degraus na cadeia evolutiva. Ah esse polegar oponível... perca um (ainda que temporariamente) e verás a falta que faz. Ainda que tenha a vantagem de não precisar lavar a louça, as desvantagens me parecem bem maiores.
Se eu não virar macaco nessa semana, daqui a pouco eu volto.
10 Comments:
Virgi, que droga. Melhoras e paciência. Beijo. LUZINHA
Valeu! ;D Bjo!
Oh, não pode digitar?
Aproveita para ler meu post e assistir vídeos... melhoras!
Gisele
mas tu vê, hein?
Oi!
Podias ter inventado uma desculpa melhor para não lavar a louça né? Hehehe!
Beijão!
Lu
Bah, que droga!! Estimo melhoras.
Meu pai sempre disse que uma das coisas que ele mudaria na anatomia humana ("anatomia humana" seria pleonasmo??) seria a troca dos mindinhos, que não servem pra nada, por OUTROS polegares! Essa pinça em cada mão é extremamente importante, e seria bom termos duas em cada mão, pro caso de perdermos uma... Interessante.
putz, guri... que ruim!!!
te cuida hein?
mas tb nao precisa abusar da lu!!!
hehehe
beijão pra vcs!!!
meNina
PS: recebi o beijo [;-)]
o maldito polegar opositor... cuida direitinho que logo voltas a escala maxima da evoluçao (sera?!). melhoras! ;))
eu também vou falar "melhoras".
aproveita e lê aquela série dos dedos. tou morrendo de vontade de ler o do scliar..
Ae Carol e Luluca!
Valeu pelas dicas e pelas "melhoras"!
Bjs!
Postar um comentário
<< Home