holy moments of a waking life

02 agosto 2006

“Crash” na minha frente

Ontem aconteceu um negócio inusitado. Tava indo pra UFRGS de manhã com aquele baita frio e quatro pessoas se amontoavam no meio da rua e faziam sinal pros carros desviarem de algo no meio da pista. Na verdade, não era algo, mas alguém. Percebi isso quando me aproximei. Logo perguntei se já haviam chamado socorro. Disseram que já, a SAMU estava a caminho. O rapaz – pelas vestes, de origem humilde, talvez um morador de rua até – desmaiara quando atravessava a Osvaldo do corredor de ônibus para as imediações do Instituto de Educação. Me chamou a atenção o fato de um dos “socorrentes”, que segurava a cabeça do rapaz, parecer ser um “senhor de posses”. Contraste legal, e que dá esperança de que um mundo mais igual é possível.

Por outro lado, a maioria dos motoristas preferia xingar o grupo enquanto desviava. Bom, pelo menos eles desviavam.

Lembrei direto do filme “Crash” e aquela história de que não somos totalmente bons ou totalmente maus, tampouco umas das duas opções todo o tempo (tá bem, exceto numa cadeira da Casa Branca!!!). Talvez mais uma coisa do que outra, mas nunca “binários” e/ou “dicotômicos”, mas “complexos”. Opa, isso lembrou a minha tese. Daqui a pouco eu volto.

6 Comments:

Blogger Fonseca said...

Tu vê...
;)

agosto 05, 2006 3:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô cara, não me lembro se foi no sábado ou na sexta-feira à noite, vimos um guri de rua deitado no chão (parecia morto) e um outro tentando acordá-lo (sem muito sucesso). Legal as pessoas prestarem socorro, me parece que normalmente isso não acontece. Da a impressão de que existe uma barreira entre as pessoas e o acontecimento. Tu olhas a situação, aquilo te comove, tu olhas em volta, ninguém ajudou, não deve ser nada... e continuas andando. Assim um cadáver ficou da noite até o meio dia na frente do apartamento onde eu morava no centro. Belezão...

Tava buena a junção de sábado, vamos agitar outras. Abraço. [:)]

agosto 07, 2006 9:19 AM  
Blogger Rafael said...

É, Negão... tem essa de parecer que o troço é um "filme" e as pessoas não ajudarem. Também já ouvi falar de um "esquema" que alguém "simula" um problema, e quando tu vais ajudar, acaba sendo assaltado... é f***...

Pô, a junção tava 10! Divertido mesmo!!! Outras rolarão...

Abração!!!

agosto 07, 2006 9:28 AM  
Blogger Fernando Diniz said...

Aí Prof, ta muito legal o blog. Pois é, no nosso mundo individualista solidariedade impressiona. Um abraço, Fernando Diniz

agosto 08, 2006 1:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

E tu não tirou uma foto? A imagem que descreveste devia render uma boa foto! Credo... olha o meu comentário! Tá, a minha porcentagem de "mau" deve ser maior.
Gisele

agosto 13, 2006 5:25 PM  
Blogger Rafael said...

Hehehe... eu pensei nisso na hora, mas no cameras available at the moment...

agosto 13, 2006 11:02 PM  

Postar um comentário

<< Home