holy moments of a waking life

06 fevereiro 2006

A quinta passou e nem notei

A quinta passou tão rápido que nem percebi. Essa rapidez me lembrou o ritmo de um romance que li há muito tempo, na época da faculdade ainda, "O Ciúme" (La Jalousie), de Alain Robbe-Grillet, escrito em 1957. Falei sobre ele (livro) na quarta, eu acho, com o bom e velho Towtow, contando sobre a forma pitoresca com a qual o autor "leva" a narrativa. O texto é detalhadamente descritivo, com as descrições voltando de tempos em tempos, com pequenas alterações de cenário que nos permitem ver o estado de angústia, insegurança e paranóia que decorrem do ciúme do narrador. No início o leitor fica com um mal-estar, uma sensação de estar perdido, mas aos poucos nos sentimos in the character’s shoes e o livro se torna – em minha opinião – um achado. Muito bom mesmo, tenho vontade de lê-lo novamente.

Como falei, a rapidez da quinta me remeteu ao livro. Assim, vou descrever meu dia a la Alain Robbe-Grillet, deixando bem claro que não há nenhuma pretensão de ser comparado com o francês. [:P]

Acordo, lâmpada gira. Banho. Melhora, recuperação até. Almoço combinado com o Baiano. Lotação. Pizza Hut. Conversa, relato, risadas. Telefonema estranho. Mais conversa, mais risadas. Livros, muitos livros. Nunca li Dostoievski. Levei. Carro, som, tentando entender os cabras, tentando entender os cabras, tentando entender os cabras, tentando entender os cabras*, ad infinitum...Volta pra casa, e-mails, sofá. Um artigo lido. Sofá. Plano de trabalho pra semana que vem. Sofá. TV. Cama.

*
Toda gata deveria virar freira
Ou senão, usar corrente e coleira
Se divertem nos torturando
E nos fazendo pensar besteira

Deve ser algo nas cadeiras dos barbeiros
Ou, quem sabe, naquelas oficinas
Deve ser algo no carro
Deve ser algo no carro

Para cada sem-vergonha existe uma santinha
Para cada dominado existe uma putinha


[Mundo Livre]

Era isso. Daqui a pouco eu volto.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só pra te avisar que hoje já é segunda-feira, guriiiiiiiiiiiii! :-p

fevereiro 06, 2006 4:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fala Rapá. Bom post. Da pra escrever um livro a partir dele.

Primeiro sobre a descrição da tua quinta-feira, acho que este formato em qualquer situação imprime uma sensação de que as coisas foram feitas de forma "atropelada", quase "uma por cima das outras", como se estivesses fazendo as coisas em modo "piloto automático" (costumo denominar assim). No final do dia se alguém te perguntar onde almoçastes, precisarás pensar um pouco pra responder. Pelo menos é essa a sensação que tenho ao ler textos escritos dessa forma.

Quando a letra da música dos caras, é uma penca de verdades :-)

Abraço.

fevereiro 07, 2006 10:43 AM  

Postar um comentário

<< Home