holy moments of a waking life

23 janeiro 2006

Bom... e agora?


Tá aqui. Tá feito o blog. Há tempos eu pensava na idéia de ter um. Na verdade, eu já tinha (tenho) um blog "de trabalho", que eu uso (?) pra compartilhar/divulgar/trocar as coisas que fiz, faço e venha a fazer na profissão, mas como entrei na fase da "reflexão que leva à produção" (espera-se, pelo menos!), ele está meio parado... No entanto, esse blog aqui vem com um outro propósito, o de falar sobre coisas mais "genéricas", mais amenas. Talvez "amenas" não seja o termo mais adequado, pois tais coisas têm exercido (e sempre exerceram) uma forte influência sobre tudo que faço e vivo, inclusive o trabalho. Tenho estado numa fase de falar muito sobre as coisas, rumos da vida (não necessariamente da minha, mas inclusive), decisões, coisas que me incomodam, me satisfazem e etc. Logo, parece que esse blog deveria ser anterior ao outro, mas isso é outra história, pois nem todas as coisas começam a existir somente a partir do momento em que elas tornam-se perceptíveis... mas deixa esse papo pra outra hora.

A minha decisão de fazer um blog desse tipo, contando as coisas que vivo, sinto e/ou vejo, se deve a alguns fatos que merecem registro, eu acho... Primeiro, por acreditar que, HOJE, a maioria das pessoas que lêem blogs são amigos/conhecidos dos autores. Assim, isso diminui a possivelmente incômoda sensação de que minha vida está aberta para gente que eu não conheço. Não se preocupem: não sou ingênuo a ponto de ignorar essa possiblidade. Segundo, por não dar mais tanta importância para aquilo que vão pensar sobre o que eu escrevo sobre a minha vida e a de outros, além de não pretender fazer aqui nenhuma revelação bombástica sobre a vida alheia, tampouco me isentar do bom senso que preservará a identidade de possíveis "vítimas". Terceiro, por ter confirmado uma impressão que sempre tive e que se tornou certeza depois do advento e do uso constante do MSN - eu me expresso melhor quando escrevo do que quando falo. Assim, esse blog também tem a função de "auto-ajuda" pro autor. Eu acho que tinha um quarto fato, mas não tô lembrando agora... não devia ser importante.

Acho legal também falar sobre o nome que dei ao blog. A expressão Holy Moments veio de um filme que assisti ontem lá no Nigs: Waking Life. Achei que ia gostar do filme quando peguei o DVD na locadora, pois vi algo sobre ele no perfil de um ex-aluno meu no Orkut. Sempre que falávamos sobre filmes, concordávamos nas opiniões, então achei que valia a tentativa. O filme é muito legal MESMO. É do mesmo diretor de Antes do amanhecer, e é uma animação "pra adultos", do tipo "viagem". Os diálogos do filme são muito bons e fazem a gente pensar sobre a vida (a nossa própria, inclusive) e outras questões. Uma delas era o conceito de holy moment, que eu talvez explique numa outra hora. Se estiver com pressa ou sem paciência pra esperar (o que é a mesma coisa!), vá na locadora e pegue. Mas decidir que Holy Moments of a Waking Life seria o título do blog não foi uma tarefa fácil. Confesso que o nome dado foi um dos primeiros que pensei (se não o primeiro), mas até decidir deixá-lo foi um parto (nem sei se 'parto' é uma palavra que descreve bem o grau de dificuldade, pois há tempos que parto não dá muito trabalho, mas...). Fiquei pensando porque é tão fácil pensar em um nome legal pra um filho (a propósito, não tenho filhos, até onde sei) e tão difícil dar pra um blog... talvez seja pelo fato de que o filho é uma "coisa" nova, enquanto o blog é uma parte de nós, representa de alguma forma uma ou várias faces do autor... em outras palavras o blog é meio como se fosse o próprio autor, daí então a tentativa de achar um título que represente de certa forma o que somos. Pra resolver essa questão, pedi ajuda pro Nego (=Nigs), "blogueiro das antigas", e que sempre tem umas idéias boas. A primeira que ele me lançou foi um apelido, que foi logo descartado em função das explicações que teriam que ser dadas... A saída foi agradecer o Nego e partir pra outra técnica. Pedi pra uma amiga - a Nina, de quem vou falar com uma certa freqüência aqui, eu acho - me dizer como ela me identifica, me difere de outras pessoas. Felizmente, surgiram várias características legais (a única 'não-legal' é que eu sou meio pentelho e teimoso às vezes), mas mesmo assim não foi o suficiente pra eu me inspirar e achar um nome representativo pra esse troço de blog... meNina, thanks anyway [:P]... frente à falta de inspiração e por perceber que nos últimos meses tenho tido vários holy moments que têm me despertado pra uma série de coisas(ah, tá aqui o quarto fato que me levou a ter esse blog!!!), fica, até decisão em contrário, esse título - Holy Moments of a Waking Life. [:P]

Bueno, vou jantar. Tinha escrito um texto bem maior e acho que mais "encorpado" do que esse, mas perdi tudo e tive que escrever de novo. Mas a essência tá aí. Vai junto do post uma foto a la Waking Life. Daqui a pouco eu volto.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bom cara, muito bom!!! Tá ai, mais uma boa razão pra nos desviar alguns minutos do trabalho. Grande abraço.

janeiro 24, 2006 12:12 PM  

Postar um comentário

<< Home