holy moments of a waking life

25 março 2007

Enquanto isso, no amistoso da Seleção...

Eu gosto de futebol. Gosto de (tentar) jogar, de torcer e de assistir. Gosto de conversar sobre futebol, tentando entender e aprender - sem nenhuma pretensão maior - sobre o jogo.

Só que quando tem jogo da Seleção, uma exclusividade da Globo, eu encaro um problema chamado "Galvão Bueno".

Eu não gosto do Galvão Bueno. Não é aquele ódio de querer que ele morra, mas chega perto disso, só pela esperança de ter, um dia, o prazer de ver e ouvir um jogo narrado por QUALQUER UM, exceto esse mala. Sei que tem muitos narradores ruins (na verdade, não lembro de nenhum "ótimo"). Os comentaristas, então, nem se fala. Acho que o Falcão é muito competente, junto com o Mauro Beting, agora, Casagrande, José Roberto Wright, Neto e Müller (virge!) são uns ignorantes. Não deveria haver um microfone ligado perto deles. Mas esses são "apenas" ignorantes.

O Galvão, não.

O Galvão é arrogante. Ele sempre dá a última palavra no comentário dos outros. Ele é um narrador, tá ali pra narrar. Os comentários são para os comentaristas. O Galvão (finge que) não vê essa obviedade.

O Galvão é chato. A cada jogo, ele "escolhe" um fato e o repete com toda a força que o verbo "repetir" pode ter. E o faz durante a partida, no intervalo e ao final. Ele deve ligar pra mãe dele e contar a sua descoberta. Mais, ele deve começar no dia anterior, contando pro produtor, pro "Zé-da-Kombi-da-Globo", pro Roberto Marinho (ops, pra esse não mais). Na última partida, eu contei 11 vezes o fato de que "foi nesse estádio que Garrincha e Pelé jogaram juntos pela primeira vez e não saíram mais". Inclusive ele "mandou" o Tino Marcos perguntar para um jogador se ele sabia dessa efeméride (sempre quis usar essa palavra, espero que esteja certa!).

O Galvão é irritante, principalmente quando ele tenta (e consegue) fazer "colar" algum bordão, alguma marca registrada sua. "Agora é teste pra cardíaco, amigo!", "ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é muito melhor", "pra dentro dele, <nome do jogador>!" são alguns exemplos. Até aí, tudo bem, pois todos os narradores fazem isso (vide o "olho no lanceeeeee!" e "pelo amor dos meus filhinhos!" do lendário Silvio Luiz). O Galvão vai além.

Desde que os jogadores com nome iniciando em "R" começaram a estrelar na Seleção, o Galvão desandou a enrolar e desenrolar os "érres". Era "RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRivaldo" pra cá, "RRRRRRRRRRRRRRRRRRRonaldo" e "RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRonaldinho" pra lá, até um "RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRoberto Caaaaaaaaaaaaaarlos" escapava de vez em quando.

Só que em Chile vs. Brasil do sábado, 24/03, surge a superação:
Pô, Galvão, "RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRuan"?!?!?!?!?!

Essa foi demais. Daqui a pouco eu volto.

17 Comments:

Blogger Anne M. Moor said...

Futebol não é meu passatempo favorito e não entendo nada desse jogo, mas concordo contigo... Galvão Bueno é muiiiiiiiiiiiiiiiito chato!!!!!!

março 26, 2007 8:35 AM  
Anonymous Anônimo said...

sabe.. eu odeio o galvão também. muito.
mais ainda porque ele se mete em tuuuuuuuuuudo. desde vôlei até fórmula 1..

março 26, 2007 9:33 AM  
Blogger Rafael said...

Anne: gostando de futebol ou não, ninguém fica indiferente ao Galvão!

Carol: meter-se em todo e qualquer esporte não é o problema. O problema é meter-se a entender de todos os esportes mais do que os especialistas. Enfim, o problema é o "estilo Galvão Bueno de ser".

Bjos pras duas!

março 26, 2007 9:41 AM  
Blogger Udi said...

...acho até que tem 1 comunidade na linha do "eu odeio...", dedicada ao Galvão Bueno. Você não está só em sua revolta e tem a minha solidariedade.

março 26, 2007 7:11 PM  
Blogger Unknown said...

Rafael, acabei no teu blog!! Que legal tu teres um também.
Tchê... to mijado de rir do RRRRRRRRRRRRRRuan... porque eu me lembro que na hora do jogo eu falei debochando pra Alini (minha namorada) que duvidava que ele fosse dizer "RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRuan" e ele gritou. Sério... que quadro!

Tem um vídeo no youtube muito bom do Galvão xingando o Pelé. É muito tri. E essa foto do Galvão rock'n'roll é muito true! heiheioe

Enfim... passada a elforia pós-RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRuan... tás em Porto ainda?

março 28, 2007 2:31 AM  
Blogger Menina de Ar said...

Jogo de futebol por si só já é um programa sacal, com o Galvão Bueno narrando então, nem se fala. Saudades de vcs, vamos ver se a gente se encontra no findi. Beijos. LUZINHA

março 28, 2007 9:32 AM  
Blogger Rafael said...

Lauro: valeu pela visita, cara!!! Bom te "ler" por aqui! E respondendo à pergunta, sim, estou em POA.

Luzinha: pô, saudades de vocês também! Vamos tomar vergonha na cara e marcar algo nesse finde.

Beijos e abraços!

março 28, 2007 9:47 AM  
Blogger Unknown said...

heuheauhea... agora vou comparecer com mais frequência. e ontem fiquei tão emocionado com teu post que escrevi "euforia" com "l".
que beleza.
é que o "u" fica do lado do "l" no teclado... oieahoieahoeiah
pra terminar o assunto futebol: és colorado ou gremista? eu fiquei feliz ontem! e hoje com o 0 a 0... eaoiheaiohaeio

e, lendo teus outros posts, muito legal a análise de Cuba. com certeza é um lugar que eu gostaria de ir, penso que é o tipo de país que tem que visitar pra poder ter algum tipo de opinião.

e abraço pra ti.

março 29, 2007 12:05 AM  
Blogger Fonseca said...

hahaha! Também ri com essa do RRRRRRRRRRRRRuan... Mas, te digo, e podes me malhar: sem o Galvão não tem emoção! Eu revi a final da Copa de 1994 com narração do Luiz Carlos Júnior, do SporTV, e não tem metade da graça de ouvir a narração do Galvão, abraçado com o Pelé, gritando "É TETRAAAAAAAAA! É TETRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA"!!!

março 30, 2007 7:42 PM  
Blogger Gisele H. said...

recado pra ti no meu blog.

abril 02, 2007 11:40 PM  
Blogger Walmir Lima said...

Este comentário foi removido pelo autor.

abril 03, 2007 9:11 PM  
Blogger Walmir Lima said...

Este comentário foi removido pelo autor.

abril 03, 2007 9:16 PM  
Blogger Walmir Lima said...

Essa foi hilária, Gabriel!. Tens razão, o Galvão é mesmo um tremendo chato. Acho que o que ele gosta mesmo é da “cosquinha” que deve dar na ponta da língua.

Amei o teu Blog e as belas recordações que me ele trouxe de Cuba. Ainda me falta ler alguma coisa, mas certamente o farei. Vale muito a pena!

abril 03, 2007 9:30 PM  
Blogger Maria said...

Oi Rafael!
Cheguei aqui pelo blog da Anne. Eu não costumo assistir ao futebol, mas o pouco que eu vejo tenho que engolir este tal RRRR..... Mas amei teus post sobre Cuba. Lindo!!

abril 10, 2007 10:42 PM  
Blogger Unknown said...

bonecrão, troca esse treco!!! [:)]
Abraço.

abril 22, 2007 1:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

tchê, escreve qualquer coisa para 'empurrar' a cara do Galvão para baixo!!!! :cp

beijo,
Márcia

abril 25, 2007 5:37 PM  
Blogger LZCS said...

Ô Rafael...pega leve no Galvão...ele é boa pessoa...apesar de tudo... hehehehe

abril 27, 2007 10:55 PM  

Postar um comentário

<< Home