holy moments of a waking life

22 março 2007

Buena Vista Social Club

Bom, demorou mas agora vai o último post sobre Cuba. Essas semanas têm sido de trabalho pesado e às vezes falta disposição pra escrever aqui devido ao cansaço. Mas em virtude de algumas manifestações sobre falta de posts e também porque tem gente nova andando por aqui (valeu Flávio e Ernesto!), resolvi fazer o relato que eu estava guardando sobre a viagem à Cuba.
Eu gosto de música cubana. Não conheço muitos artistas, só tenho um CD (ainda por cima, pirata!), mas quando escuto aquela levada de contrabaixo, trompete, maracas e violão, me emociono, fico empolgado mesmo. Lembro quando eu era criança e ouvia o pai cantando na churrasqueira junto com alguns LPs de artistas da ilha, mas não tinha desenvolvido ainda meu gosto musical, achava até meio chato aquilo. Porém, há uns dois ou três anos atrás, vi uma parte do documentário Buena Vista Social Club em uma TV qualquer. Foi só o finalzinho, mas achei legal, lamentando por não ter visto todo o programa. Por total coincidência, algum tempo depois, meu irmão gravou um VHS pro meu pai e, num daqueles raros dias que não tinha nada pra fazer, assisti. E babei.
Fui atrás do único CD dos caras (por sinal, é aquele que eu disse que tinha), pesquisei sobre o documentário, enfim, tentei descobrir o máximo que podia sobre o projeto, que é emocionante, diga-se de passagem. Não vou contar toda a história aqui, mas vou recomendar que aluguem/comprem o CD e o DVD (aqui ou aqui). O CD, produzido por Ry Cooder, ganhou Grammy e o filme foi super premiado e tem a direção do alemão Wim Wenders.
Bueno, mas lá estava eu em Havana no domingo, voltando de táxi com o J.J (vide posts anteriores). Chegando no hotel, o simpático motorista se ofereceu para fazer o transporte enquanto estivesse em Havana e deu o número do seu telefone nas costas de um flyerzinho. Quando cheguei no quarto, olhei na frente do papel e não acreditei - show do Buena Vista Social Club em Havana na quarta-feira.
Tinha que ir, pois outra chance eu provavelmente não teria, pois ou não iria à Havana tão cedo, ou eles não viriam ao Brasil ou já não haveria mais Buena Vista. Do grupo de músicos da velha guarda que participaram do CD e do DVD, eu já sabia que dois haviam morrido - Compay Segundo e Ibrahim Ferrer. Apesar da falta dos dois, foi um espetáculo fantástico, por vários motivos.

Motivo 01: dentre os remanescentes, Aguaje Ramos (trombone), Guajiro Mirabal (trompete), Orlando Cachaito López (contrabaixo), Manuel Galbán (percussão), Carlos González (guitarra) e Omara Portuondo (voz) mostraram o que é tocar e cantar com paixão, força e talento.

Motivo 02: o show agregou muitos outros músicos cubanos de igual talento, os quais não conhecia - Ela Calvo, Orestes Macías, Mundito González e Rolo Martínez (foto).
Motivo 03: o local da apresentação foi a Plaza Vieja, cercada de prédios antigos restaurados.
Motivo 04: estavam incluídas comida e bebida da melhor qualidade e em grande quantidade. Além disso, a parceria do Leffa e de um casal de canadenses - Chris e Loraine - foi excelente.

Motivo 05: fiquei na mesa mais próxima do palco e por isso tínhamos a companhia constante dos cantores ao nosso lado e dos músicos barbarizando à nossa frente. Como resultado na proximidade, acabei dançando com Omara Portuondo (isso mesmo, com toda essa minha habilidade dançante!!! Hehehe).
Bom, saí do longo show de alma lavada e na certeza de ter visto um dos melhores shows da minha vida, certamente inesquecível. Não havia a produção que existe em shows como os de U2, Pearl Jam ou Ben Harper (que estão na minha Top List), mas esse show fica na minha memória pra sempre, sem dever nada pros outros. Daqui a pouco eu volto.

13 Comments:

Blogger Anne M. Moor said...

Como disse o Flávio, que vontade de ir a Cuba...
Música, como sabes, é uma de minhas paixões...

março 22, 2007 1:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

buena vista!! amo-os! tenho o documentário. lindo! temos mais coincidências musicais do que achava! e eu tenho a inveja de todo mundo que foi no pearl jam! p=

março 22, 2007 4:25 PM  
Blogger Udi said...

Oi Rafael,
também adoro música cubana e, em especial, os músicos reunidos pelo Ry Cooder no Buena Vista...
(e o Orishas? Já ouviu?)
Mas entrei aqui para contabilizar mais uma visita vindo da "tchurma" da Anne, Ernesto, Flavio, e Cia.
Afinal, eu já havia entrado mas sem deixar comentário. O que não quer dizer que não tenha gostado.

* já aproveito e aviso que o link em meu nome não leva ao meu blog... mais detalhes no Assertiva

março 24, 2007 9:51 AM  
Blogger Rafael said...

Olá Udi,

obrigado pela visita! E sobre o Orishas, é claro que conheço e, reparando o que disse no post, tenho três CDs deles. Acho que acabei esquecendo em função de serem "menos tradicionalmente cubanos". :P

Visitei o Assertiva, mas não te encontrei. Na verdade, esse não é o blog do Ernesto?

Um abraço e até a próxima!

março 24, 2007 1:11 PM  
Blogger Udi said...

:)))
...só nos comentários do Assertiva, Rafael!

março 25, 2007 10:34 AM  
Blogger Anne M. Moor said...

É que entre o Assertiva, o Arguta, o Sarau Balzac e o Life... Living... está se construindo uma comunidade virtual muito do porreta! Quem sabe não viramos material para a tua pesquisa de pós-doc????
Beijão

março 25, 2007 12:33 PM  
Blogger Gisele H. said...

hihihi... que hilário tu dançando!!

março 30, 2007 1:07 AM  
Blogger Rafael said...

E aí, Gi!

"Hilário" foi gentileza tua! Hehehe...

Bjo!

março 30, 2007 9:55 AM  
Blogger Marina said...

Rafael, nem sei se lembras de mim... Marina... yazigi... 2000 e um pouquinho....
Cara, minha vida tem me dado tantas surpresas de coincidências que eu custo a acreditar....
Do nada achei teu blog, e quando comecei a ler peguei uma folhinha e comecei anotar todas as dicas: estou indo pra Cuba dentro de poucos dias! hehehehe Adorei saber notícias e ver como estás bem!
Um beijão e tudo de bom!
Marina
http://flordebalcon.blogspot.com/

maio 11, 2007 8:57 PM  
Blogger Marina said...

Oi Rafael! Que legal que me respondeste! Quando voltar de Cuba te escrevo sim contando minhas impressões, ou melhor, escrevo no meu blog que anda meio monossilábico o coitado... hehehe
O caminho que me fez chegar no teu blog é meio engraçado: digitei no google "dicas cinedevedêmatográficas", e adivinha que já havia inventado essa "palavrinha" antes?? hehehe
Beijo e boa semana!

Marina

maio 13, 2007 10:48 PM  
Blogger Marina said...

Oi!!
Gostei da idéia do link! Já fiz o mesmo no meu blog... hehehe

Beijo!

Marina

maio 16, 2007 12:01 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Rafael,
Vi no seu blog quando tu esteves em Cuba foste num show do Buena Vista. Estou viajando para lá em Jan 2009 e preciso muuuito ir num show destas lendas. Tu lembras o local/bar/casa de show? Nome ou mais ou menos onde foi.
Valeu!
Vanessa - vanessadinnebier@hotmail.com

setembro 04, 2008 11:09 PM  
Blogger Rafael said...

Oi Vanessa! Obrigado pela visita!

O show do Buena Vista aconteceu no meio da Plaza Vieja mesmo, ao ar livre... não sei se eles fazem apresentações fixas em uma casa de show (acho que não), mas acho que vale perguntar para aqueles agentes de turismo que ficam nos hotéis. Foi de um deles que eu peguei um flyer (totalmente por acidente) e vi notícia do show.

Já que vais pra lá, dou outra dica: pegue um aviãozinho e visite Cayo Largo, um conjunto de ilhas ao sul de Cuba. Não cheguei a ir, mas é paradisíaco!

Um abraço e volte sempre!

setembro 05, 2008 9:53 AM  

Postar um comentário

<< Home