holy moments of a waking life

26 fevereiro 2007

Cuba: comidas & tragos

Bom, um negócio legal em Cuba é a comida. Pra um lugar que tem a economia baseada no turismo (seguido do tabaco e da cana de açúcar), os preços são bem razoáveis. Pra ter uma idéia, o kilo do camarão e da lagosta pode ser comprado a US$ 1. Além da comida e da bebida (especialmente os mojitos!) serem ótimas, os lugares têm um clima jóia. Nessas aventuras gastronômicas sempre tive a companhia do meu ex-orientador e parceiro de viagem, o Leffa.

Na primeira noite, queria provar a comida típica de Cuba, mas sem ter que enfrentar showzinhos de dança e afins (quando perguntei pras pessoas do hotel sobre um restaurante, vários tentaram me empurrar o Tropicana, um lugar que tem comida e um show de dança a la Broadway. Por sorte, já sabia como era e me escapei dessa). Encontrei no saguão do hotel o J.J. (o "rota-rota" ou, como ele preferia, "jey-jey"!). O cara acabou nos levando pra uma casa que tinha um restaurante nos fundos. O lugar me pareceu meio "escondido" e isso talvez fosse proposital, em função do controle do governo. O começo foi com os dois pés direitos. Mandamos uns camarões e um lombo de porco, mais mojitos, cerveja Bucanero (a melhor de Cuba. Tem a Cristal também, mas essa é péssima) e na entrada o cara nos ofereceu um troço que eu não lembro o nome, mas, segundo ele, é da família da batata (e não é aipim). Depois disso, foi voltar pro hotel e dormir cedo, pois o congresso começava no outro dia.

Os dois primeiros dias foi de concentração total no congresso e, na noite posterior à minha apresentação, fomos comemorar no Gato Tuerto. Esse restaurante era uma das dicas que a Luzinha me passou antes da viagem na matéria de uma TPM. O lugar (foto - para ver melhor, clique sobre as imagens) é muito legal, tem um astral ótimo e tem um ar mais requintado, comparado com a maioria dos outros restaurantes de Havana. Parece que na parte de baixo rolam uns shows, mas nesse dia não tinha nada. Ele fica a uma quadra do Malecón e a mais uma do Hotel Nacional (outro lugar que é visita obrigatória). Eles têm um prato premiado lá, a "Olla del Diablo", que é um tipo de caldeirada de frutos do mar. Excelente, principalmente acompanhado de mais mojitos e de um cara tocando Beatles ao piano. Depois da cena, uma passada pra admirar os lustres e jardins do Hotel Nacional.

No outro dia, almoçamos em Havana Vieja, parte da cidade construída na época do domínio espanhol. Escolhemos o La Paella e o prato típico espanhol com lagosta. Igualmente excelente. Além disso, o restaurante fica dentro do Hostel Valencia (Oficios nº 53 esq. Obrapia) numa espécie de átrio (acho que é assim que se chamam aquelas áreas abertas dentro de uma construção), com muitas plantas e referências à Espanha. Ah, é claro que tomamos mojitos lá também.

Falando em mojitos, ir à Havana e não tomar a bebida no bar onde ela foi criada em 1942 é como ir ao Rio e não conhecer o Cristo Redentor. Então, rumamos a La Bodeguita del Medio (esquerda), próxima à Plaza de la Catedral. O lugar me lembrou o Cruz de Malta da rua XV (quem conhece Pelotas, vai entender), antes da reforma, e é um lugar simples e freqüentado por intelectuais, como Allende, e anônimos que, além de tomar seus tragos, deixaram frases e assinaturas nas paredes do lugar. Esse boteco também teve como cliente assíduo Ernest Hemingway. Aliás, como dizia o escritor: "My mojito in La Bodeguita; my daikiri in La Floridita". E esse foi outro lugar por onde passamos (centro) no dia seguinte e tomamos o famoso daiquirí (sobre o balcão na foto à direita). É um espaço mais cool, que nos leva direto aos anos 50, com ótima música ao vivo. A comida e a bebida lá são mais caros, por isso, tomamos o daiquirí (que é bom, mas prefiro mojitos) e fomos almoçar em outro lugar.

Procuramos então um lugar simples em Havana Vieja e encontramos um boteco bem humilde. Pra variar, mojitos no começo. Depois pedimos um prato com camarões, salada e arroz com feijão (que, diga-se de passagem, é ótimo), ouvindo um grupo de cubanos na formação básica: maracas, violão, contrabaixo acústico, trompete e voz. Não lembro o nome do restaurante, mas é numa das esquinas da calle Obispo.

No último dia, muita chuva e frio. Acabamos almoçando no Hotel Nacional, no café que há no subsolo. Nada de espetacular na comida. Ou melhor, a comida e o serviço são ótimos, mas o que salta aos olhos é o sentimento de volta no tempo, imaginando como era a vida nos tempos áureos antes da Revolução. No Nacional, funcionava um grande cassino, que fervilhava de turistas. Era comum saírem aviões de Miami, levando americanos pra jogar lá e voltar pros EUA após a noitada (o filme "Cidade Perdida" mostra um pouco desse tempo). Pela nostalgia, vale a visita com calma.

Bueno, acho que a parte gastronômica da viagem tá bem ilustrada. Ainda tenho que falar de mais umas coisas, mas fica pra outra hora. Daqui a pouco eu volto.

14 Comments:

Blogger Menina de Ar said...

Eu não fui à Cuba, mas garanto que os mojitos eram muito bons, pelo menos tu aprendeu direitinho a receita. Hehehehe. Bjs. LUZINHA.

fevereiro 26, 2007 1:32 PM  
Blogger Fonseca said...

Tchê, babei.
A melhor parte das viagens para este gordo que cá digita é a gastronomia. Bah.

fevereiro 27, 2007 8:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Fala Bonecrão.

Que inveja!!! Legalzinho o post. Bem ilustrado. Tomara que a vida acadêmica te permita mais viagens como esta. [:)]

Abraço.

PS: Valeu pela camista. Ducaralho.

março 02, 2007 6:23 PM  
Blogger ldsacramento said...

ai, ai... no comments.
eu preciso dar uma saída. nem que seja ir ao capão do leão hahaha...
bjs!

março 06, 2007 12:43 AM  
Blogger ldsacramento said...

ah, em tempo: também não sou chegada ao cruz da donja. e talvez não tenhas tido vontade de entrar no ny porque era um host e não uma 'hosta'. aos meus olhos, aquele host grisalho de 30 e poucos com cara de modelo da calvin klein está ótimo!!!! hahahahaha!
mas passa lá quando vieres a esta cidadela. tenho certeza que vais gostar. os melhores dias são sexta e sábado. bjs!

março 06, 2007 12:47 AM  
Anonymous Anônimo said...

mas que amigo chique esse!
gigi

março 13, 2007 3:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Estamos sentido falta é das crísticas de cinema!!! Nossa mto boas e claro o que é bom vem do "Rafel"...IEKA! BJKOCAS!


ps.: Voltei!!

março 15, 2007 1:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

tah, agora eu quero minha fita ensolante!!

março 15, 2007 5:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô, rafa, saudações cubanas! Achei sem-querer o teu blog dando a maior força pra rapaziada (isso faz tempo!) que faz arte por aqui, mesmo que na costura-da-borda do bajulado mainstream. (ufa!)

http://holy-moments.blogspot.com/2006/03/internet-assalto-e-rock-and-roll.html

sem palavras!
abraço velho! :D

março 19, 2007 6:06 PM  
Blogger Rafael said...

Pô, cara, legal a tua visita, principalmente pelo fato do "sem-querer"! É impressionante os caminhos que são trilhados nessa tal de internet! (;P)

Bueno, reforço então a dica daquele post antigo: quem não conhece ainda, deveria conferir a banda Balzacs! Muito legal!

A propósito: Rafa, quando vai ser o próximo shows de vocês?

Abração!

março 19, 2007 6:50 PM  
Blogger Ernesto Dias Jr. said...

Cheguei aqui via blog da Anne. Gostei de ler impressões de viagem a Cuba escritas de forma isenta, sem o oba-oba habitual dos viandantes que por lá aportam. Cuba é um dos (poucos) paises latinoamericanos que não conheço. Contudo, não acredito nem no paraíso do proletariado, nem no país miserável tão frequentemente pintado.
Obrigado pela deliciosa carona.

março 21, 2007 1:02 AM  
Blogger Anne M. Moor said...

E COOOOOOOOOOMO que eu não sabia deste blog?????????????? Pô pensei que eras minha amiga!!!!!!!!!!!!!
Bjaõ

março 21, 2007 11:58 AM  
Blogger Menina de Ar said...

E aí, abandonou o blog? Posta umas novidades aí, já que faz tempo que a gente não se encontra. Beijos pra ti e pra Lú. LUZINHA

março 21, 2007 1:53 PM  
Blogger Flavio Ferrari said...

Rafael... já pensaste em escrever uma coluna para revistas de turismo ? Deu até vontade de ir para Cuba.
Me responde uma curiosidade carnavalesca: cuba lança foguete ?

março 22, 2007 1:01 AM  

Postar um comentário

<< Home