holy moments of a waking life

08 maio 2008

A Google vai dominar o mundo

Admito que a Google me conquistou. Lutei bastante pra adotar o Gmail como e-mail principal, deixando de "baixar" as mensagens pro meu bom e velho Eudora (nunca gostei do Outlook). Às vezes, bate uma neura e concluo que, se a empresa decidir fechar ou começar a cobrar pelo Gmail, eu tô ralado. Mesmo assim, a cada dia que passa descubro algo novo que eles desenvolvem ou compram e melhoram, e isso eu admiro.

Logo que comecei esse blog - que, a propósito, é da Google - a "audiência" me surpreendeu (não que fosse uma avalanche de leitores!) e comecei a ficar curioso sobre o número de visitantes que passavam pelo Holy Moments. Pra verificar isso, coloquei um contador (aquele ali, ó, na coluna da esquerda). Tá legal, constatei que em pouco mais de dois anos, com as três paradas longas sem postar nada, aconteceram umas 4.000 visitas, mas eu tinha "apenas números". Foi quando descobri o Google Analytics, ferramenta que organiza informações sobre os acessos a sites.

Cadastrei o Holy Moments há exatamente um mês no G.A. e tenho um raio-X beeeeem detalhado do trânsito por aqui. E for free. Pra ilustrar, aqui vão alguns dados:
- o blog recebeu 211 visitas no mês, com 165 visitantes únicos e média de 6,81 visitas/dia;
- os visitantes são oriundos do Brasil, Portugal, Estados Unidos, Reino Unido, Paraguai, Espanha, Índia (!!!), França e Argentina;
- Los Angeles é a cidade que gerou mais visitas (19), depois de Porto Alegre (70). Pelotas (17), Rio de Janeiro (15) e São Paulo (12) completam a lista Top5;
- as cidades menos conhecidas por mim e que geraram acessos foram Gondomar (Portugal) e Hyderabad (Índia);
- o tempo médio de permanência no site foi 1m25s;
- o post mais lido foi sobre Cuba (47).

E tem mais. Muito mais. Tem informação que eu nem consegui acessar ainda. E, como falei, de graça. Se me foi útil, imaginem pra uma empresa.

A empolgação foi tanta, que acabei aderindo a outra ferramenta - o Google AdSense. Se vocês rolarem a página, verão alguns anúncios - teórica e automaticamente relacionados com o conteúdo dos posts. A cada clique, esse autor que lhes escreve embolsa algum (ainda não ganhei nada, mas parece que tem uma graninha acumulando pra mim lá em Santa Monica, CA). Portanto, se quiserem dar umas clicadas nos anúncios, fico grato (rsrsrs).

Portanto, uma empresa que oferece um monte de ferramentas úteis e que funcionam - de graça - e ainda distribui uns trocos com os usuários só pode estar tramando algo. A Google vai dominar o mundo. Daqui a pouco eu volto.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Rafael movimentando a roda da propaganda on line e se rendendo aos links patrocinados do Google. Hehehehehe!!!! Não dá pra divulgar a Dell aí??? Bjs

maio 12, 2008 9:43 PM  
Blogger Rafael said...

Hehehe... a gente tem que se modernizar, né?

Acho que dá pra divulgar sim. Vou olhar e te digo.

Beijão! Saudades de vocês!

maio 12, 2008 10:19 PM  
Blogger Leandro Fonseca said...

Boa! Me inscrevi no Analytics também!

maio 23, 2008 8:31 PM  
Blogger Gisele H. said...

Hahahaha... que bonitinho ler essas coisas que fazem parte do meu cotidiano aqui.

Saudades de ti!!

maio 31, 2008 1:59 AM  
Blogger Rafael said...

Hehehe... valeu a visita, Gi!!! Saudades recíprocas!!! ;)

Beijo pra ti!

junho 01, 2008 9:59 PM  

Postar um comentário

<< Home