holy moments of a waking life

16 setembro 2010

Dúvida musical: o "Sertanejo Universitário"

Este post é para ser rápido e desafiar o leitor do blog (se é que ele - o leitor - existe!).

Que diabos é o gênero "sertanejo universitário"?

O sertanejo, hoje, já não tem nada de sertanejo, tomando como referência Tonico & Tinoco, Sérgio Reis e outros intérpretes tradicionais. O sertanejo está mais para "brega romântico" ou o popular rótulo "música de corno".

Agora, o que seria o "sertanejo universitário"? As letras falariam de exames, optativas, matrículas, formaturas? As músicas tratariam de reitores, estágios, professores, pesquisas? O que é o "sertanejo universitário", meu Deus?!?!?

Bom, o Google e a Wikipédia me salvaram. Eis aqui a definição do gênero musical:

***************************
Sertanejo Universitário provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado "universitário".

De origem pantaneira oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco e Vinícius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitarios na capital Campo Grande.

Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o Sertanejo Romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo Raiz). Geralmente as músicas tratam de assuntos do Sertanejo Romântico da forma como os jovens veem (assuntos como sair com várias mulheres e traição)
.
***************************

Minha conclusão com base na última frase da definição é que o "sertanejo universitário" é "música de corno jovem e urbano".

Na minha ferrenha busca, descobri que há também o pagode universitário e o forró universitário. Curioso? Clica aqui e aqui.

Daqui a pouco eu volto.